Semana cultural na Casa dos sonhos. As crianças realizam desenhos que falam por si mesmos.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
sexta-feira, 1 de maio de 2009
A "invenção" de Escrilendo
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A casa dos sonhos |
Depois das primeiras e bem sucedidas experiências surgiu a exigência de atualizar e implementar as atividades com novas metodologias e estratégias. Foi assim que casa dos sonhos e Casas de leitura se juntaram para realizar um novo projeto.
O grupo de trabalho coordenado pela diretora do centro Estela Maria Nuñez e Alberto Banal por conta de Casas de leitura com a participação das monitoras da Casa dos sonhos se constituiu no mês de março de 2009 e logo em seguida começou a elaboração do novo projeto com a consultoria da pedagoga Francinete Fernandes de Sousa e do escritor e mediador de leitura José Benedito de Brito do Polo de leitura na rede. No primeiro de maio de 2009 com muita alegria foi inaugurada a primeira sala de leitura da Casa dos sonhos. Estes representam os primeiros passos do projeto Escrilendo que se propõe de instalar nas crianças o gosto de ler e escrever, envolvendo as em varias atividades lúdico-formativas como: chãs poéticos, rodas literárias, visitas nas escolas, tendas da leitura, empréstimo de livros, hora do conto, além do tradicional reforço escolar., para melhoras o desenvolvimento no processo de aprendizagem das crianças e adolescentes visando a diminuição dos índices de repetência escolar.
6 de março de 2009: primeiro encontro da equipe na casa dos sonhos
10 de março de 2009: segundo encontro de planejamento
12 de março de 2009: terceiro encontro de planejamento
1º de maio de 2009: inauguração da sala de leitura
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
PROJETO VIVENCIANDO A LEITURA E CONSTRUINDO OS SONHOS de Patrícia Araújo Rocha
“Por que deixar uma ferramenta como os sonhos enferrujada? Por que deixar a caixa fechada, quando é um presente que nos foi dado? Um presente com poderes que podem alterar nossas vidas.” Richard Bach
TITULO: Vivenciando a leitura e construindo os sonhos
Coordenação: Profª Cybelle Mackenna - Profª Patrícia Araújo Rocha
Supervisora: Edinalva
Professoras: Juciara Araújo Rocha Jadilma
Publico alvo: Alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Síntese: O projeto “Vivenciando a leitura e construindo os sonhos” visa atender e incentivar os alunos que demonstram, dificuldades na leitura e na escrita e nas interações na sala de aula, através de atividades diversificadas como pintura, teatro de fantoches, recorte e colagem, contação de história e oficinas de leitura, afim de reduzir o fracasso escolar, procurando também, compensar as dificuldades educacionais desses alunos e instigando no processo de construção dos seus sonhos.
HISTÓRICO
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Antonio Pereira de Almeida, que é mantida pela prefeitura Municipal de Santa Rita, teve seu inicio em 03 de março de 1990, funcionando numa casa. Só em 04 de agosto de 1992 é que foi transferida para o endereço atual, embora o seu decreto de criação 11/9 D.O. tenha por data inicial 17 de junho de 1994.Sua área total é de 3.600m2, sendo 1.232m2 de área construída. A escola localizada á Rua Francisco Retumba-S/N na comunidade de Marcos Moura e tem como patrono o Dr. Antonio Pereira de Almeida, nascido em Campina Grande-Paraiba e formado em medicina, pela Escola de Ciências Médicas de Salvador, no principio de século XX. Esta é hoje a maior escola, em número de alunos do Município de Santa Rita, contamos com 2 048 alunos na sede principal e cerca de 600 alunos no prédio anexo. Atendemos do 2ºano ao 9ºano de ensino fundamental e também na modalidade de Ensino de Jovens e adultos.
Hoje enfrentamos grandes dificuldades em vários níveis, principalmente no que diz respeito á estrutura e as questões pedagógicas. A escola está localizada em uma área de grande marginalidade e desemprego, os nossos alunos são pessoas carentes em todos os aspectos, sendo a escola a referência para grande maioria deles.
Situação específica
A escola apresenta alunos com quadro grave de atraso no seu desempenho escolar, os mesmos têm serias dificuldades de aprendizagem principalmente nas disciplinas de português e matemática, sendo necessário que se estabeleça um programa especial para atendê-los.
Os nossos alunos apresentam sérios problemas de origem familiar, que diariamente despejam dentro da escola das mais variadas formas quase sempre com agressividade e vandalismo; não podemos apenas puni-los, pois se faz necessário chamarmos-nos para responsabilidade, pois sabemos que é uma área bastante violenta e que cabe a escola ser um diferencial na vida deles.
JUSTIFICATIVA
Já há alguns anos a equipe pedagógica vem observando a deficiência e o crescente número de repetência e evasão na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Antonio Pereira de Almeida. Diante desta, a equipe começou a levantar hipóteses a fim de tentar compreender tal situação, a partir daí percebeu-se que alguns alunos, principalmente do 5ºano, não são alfabetizados. Sendo assim não tem como acompanhar os conteúdos que lhe são propostos e fatalmente permanecem na mesma série por vários anos. Identificamos casos de alunos com 6, 7 anos de repetência. Logo a idéia de se trabalhar com oficinas de leitura e escrita seria uma oportunidade de capacitá-los a fim de dar continuidade aos estudos, o que fatalmente faria com que muitos desses recuperem a auto-estima, permaneçam na escola e possam sonhar com um futuro melhor.
A importância do projeto é de grande valia, uma vez que na sala de aula os professores trabalham com um número de 40 a 45 alunos, não tendo como dar a devida atenção e acompanhamento a estes casos, além do fato de que estes alunos são sérios candidatos a evasão e, como vivem em uma comunidade altamente violenta, o caminho que seguem geralmente é o do crime e das drogas, logo é do interesse de todos ajudar estas crianças a sair da situação em que estão inseridos, proporcionando aos mesmos a oportunidade de continuar os seus estudos e consecutivamente estar em condições de futuramente entrar no mercado de trabalho e principalmente exercer a sua cidadania.
Outra questão que vem merecendo a atenção da equipe pedagógica é no que diz respeito aos sonhos futuros dos nossos alunos, cremos que uma vez por estarem constantemente rodeados pela violência e pelas dificuldades econômicas, eles sufocam a capacidade de sonhar. Isto é notório quando conversamos com eles sobre o que pensam para o futuro e em sua maioria não sabem responder, é como se não houvesse futuro, logo diante desta problemática pensamos na possibilidade de criar, na escola, um espaço no qual as crianças pudessem sonhar. Sendo assim surgiu a proposta de utilizar a leitura e a própria vivencia dos alunos a fim de proporcionar o resgate e fazê-los voltar a sonhar.
O desejo de refletir sobre:
1- Qual é o meu sonho?(isso resgata o sentido da existência)
2- O que posso fazer, a partir de agora, para realizar meus sonhos? (isso resgata a dimensão efetiva e motivacional)
3- Quando começo a realizar meu sonho? (isso dinamiza a vida, fazendo-a de fato, mudar).
Para implantar um projeto assim importante entramos em contato com Alberto Banal e Francinete Fernandes de Casas de leitura que nos proporcionaram uma formação especifica, garantindo, no mesmo tempo, uma ajuda financeira graças a intervenção de alguns amigos italianos.
OBJETIVO GERAL
• Criar um espaço onde os alunos do 2º e 5ºano possam desenvolver atividades voltadas para melhora do seu desempenho escolar e pessoal.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
• Oferecer aos alunos do 2ºano do ensino fundamental um espaço em que possam vivenciar a leitura de forma lúdica contribuindo para a construção dos seus sonhos e o melhoramento de seu desempenho escolar; • Proporcionar aos alunos do 5ºano um espaço onde possam ser alfabetizados de forma a dar continuidade aos estudos, diminuindo o índice de reprovação e evasão escolar. PUBLICO ALVO Este projeto será desenvolvido com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Antonio Pereira de Almeida, de forma mais especifica com os alunos do 2º e 5ºano num total de 85 estudantes.
QUADRO DE METAS METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas de forma dinâmica, educativa e lúdica oferecendo situações de estimulo para leitura, ação-reflexão-ação.
Os estudantes do 5ºano participarão de uma avaliação a fim de selecionar os não alfabetizados, após a seleção haverá momentos de conversa individual e aplicação das oficinas de leitura e escrita.
Os alunos do 2ºano irão participar das oficinas lúdicas, explorando a leitura, teatro, pintura, desenhos, recortes e colagem e todos os demais meios necessários, a fim de envolvê-los no mundo mágico dos sonhos.
Na ultima etapa do projeto haverá uma exposição das atividades desenvolvidas durante as oficinas. Mediante a execução deste projeto espera-se que os alunos, desta instituição, obtenham uma transformação na forma de reagir positivamente proporcionando bons resultados em torno das práticas de leituras e desta forma tenham um bom desempenho escolar.
PARCERIAS
• Apoio financeiro e acompanhamento: Alberto Banal e Francinete Fernandes de Sousa de Casas de leitura (contribuição para monitoria, doação de livros e divulgação do projeto);
• Secretaria de Educação de Santa Rita;
• Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Antonio Pereira de Almeida;
• Cybelle Mackenna e Patrícia A. Rocha (decoração do espaço e acompanhamento);
• Famílias: Acompanhamento e participação nas reuniões;
• Professores: Acompanhamento do desempenho dos alunos;
ORÇAMENTO
Material didático/recurso da secretaria de educação
Monitoria/parceria – Recursos Casas de leitura
ESTRATEGIAS
Sabemos e temos a convicção de que o aluno é o “centro do processo educativo” e cabe ao educador ser um agente ativo, mediador entre aluno e conhecimento. O educador deve planejar momentos diversificados, que estimulem a compreensão e a participação dos alunos. Que as oficinas sejam dinâmicas, atingindo as dificuldades apresentadas e ao mesmo tempo orientadas explorando os pontos negativos apresentados. Fazer um diagnóstico e descobrir o que os alunos aprenderam, e o que não aprenderam e como deverá trabalhar com as dificuldades dos alunos.
AVALIAÇÃO Devemos procurar meios e formas adequadas de conduzir o nosso aluno a um crescimento pessoal, intelectual e fazê-lo um “aluno criativo, feliz”, capaz de realizar suas atividades com interesse, bom desempenho e vontade de aprender. No pouco tempo de desenvolvimento das atividades do projeto percebemos o quanto é notório o envolvimento dos alunos, professores, pais e até mesmo membros da equipe escolar. Os alunos já começam a fazer planos para o futuro e alguns são flagrados no intervalo, das aulas folheando livros na biblioteca, algo que a alguns meses não acontecia. Certamente é uma nova fase que surge em nossa escola e aponta para um futuro melhor dos nossos jovens. A esperança é de poder dar continuidade e envolver mais alunos.
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Nova sala de leitura e nova monitora na Casa de leitura de Miramangue
Nas fotografias seguintes: a nova sala de leitura, as monitoras Danielle e Adriele com Alberto, Josinete e Bené.
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
O projeto de leitura de Marcus Moura desfila na marcha da paz
A escola de ensino fundamental Pereira de Almeida decidiu participar a Marcha da paz organizada por algumas associações locais para protestar e propor uma reflexão sobre o preocupante nível da violência no Bairro de Marcus Moura. Entre as vítimas quase cotidianas do crime a maioria é formada por jovens pobres e negros, geralmente envolvidos no tráfico de droga.
Também o projeto de leitura participou em massa a marcha.
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Um futuro melhor com o projeto de leitura
Foi falando com algumas professoras da escola que surgiu a ideia de abrir uma seção do projeto Casas de leitura com o intuito de oferecer algo de diferente aos alunos mais problemáticos. Uma primeira pesquisa confirmou que vários alunos do sexto ano ainda não tinham alcançado um nível de alfabetização adequado causando uma preocupante defasagem frente ao restante da turma; encontravam-se inúmeros alunos com cinco ou seis anos de repetência. Decidimos assim de trabalhar em pequenos grupos utilizando laboratórios de leitura e escritura com o intuito de ajudar estes alunos na recuperação escolar, mas também da sua autoestima. Não tentar algo com estes meninos significa abandona-los a seu destino, ou seja, devido a situação social altamente violenta na qual vivem, ao caminho do crime e da droga. Somente oferecendo a oportunidade de continuar nos estudos é possível criar as condições mínimas para um futuro ingresso no mercado do trabalho.
Deixando de lado qualquer dúvida decidimos iniciar a nossa atividade de apoio. O projeto começou o primeiro de junho e abrange 75 alunos. A coordenadora é a professora Patrícia Rocha apoiada pelas monitoras Juciara e Fabrícia.
O projeto foi possível graças a ajuda financeiro dos amigos italianos da firma Giovanni Colamedici de Civita Castellana.
quarta-feira, 30 de abril de 2008
A casa de leitura Miramangue 2008
Um breve video sobre a realidade da comunidade de Beira da linha (Alto do Mateus, João Pessoa/PB) e a atividade da Casa de leitura Miramangue.
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