sábado, 8 de maio de 2021

Escrilendo continua as suas atividades nos quilombos Matão, Grilo e Pedra d'Água

A partir do mês de outubro de 2020 recomeçamos as aulas presenciais. Isso foi possível devido ao fato que os quilombos no qual era ativo o projeto Escrilendo não apresentavam mais casos de infecção pelo coronavírus. Obviamente as atividades continuaram observando estritamente todas as medidas sanitárias recomendadas pela OMS. 
Nas aulas presenciais continuou-se utilizando o calendário e as metodologias praticadas na Casa dos sonhos: datas importantes a lembrar, assuntos ligados também a atualidade como o enfrentamento ao coronavírus, eventos específicos das próprias comunidades. 

A chegada de uma quantidade considerável de novos livros de cunho étnico racial favoreceu atividades aprofundadas sobre o assunto: o resultado disso foi marcante e mostrou quanto ainda hoje as crianças quilombolas experimentam inúmeras formas de racismo quando se encontram em lugares diferentes como a escola no município, o supermercado, a atividade esportiva etc. 

A disponibilidade de novos livros permitiu um gradual aumento da fruição da leitura em casa como atividade individual, mas também partilhando a experiência da leitura com os pais e outros familiares através da organização da “tenda da leitura” no próprio domicílio. 

A continuação da entrega mensal das cestas básicas se tornou uma ajuda fundamental para as famílias das crianças para aliviar o problema alimentar destas comunidades carentes. 

Escrilendo é um projeto de Casa dos sonhos em colaboração com AACADE (Associação de apoio as comunidades afrodescendentes) com o apoio do Ministério Publico do Trabalho – Segunda Vara de Campina Grande e da associação italiana “Uniti per la vita”.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário