segunda-feira, 26 de maio de 2014

De livro em livro a biblioteca infanto-juvenil étnico-racial se encherá de vida

Contação de histórias em Pedra d'Água
Há quatro anos estamos desenvolvendo em alguns quilombos da Paraíba um projeto para promover o gosto pela leitura e escritura propondo, no mesmo tempo, algumas atividades de reforço escolar. O projeto chamado de Escrilendo é uma atividade da Associação de apoio as comunidades afro descendentes da Paraíba – AACADE. Os monitores são sempre escolhidos entre os jovens da comunidade com o intuito de promover também o conhecimento pedagógico e o desenvolvimento cultural dos envolvidos. Com efeito, graças a experiência no projeto, quatro monitoras já conseguiram terminar o ensino médio e acessar a Universidade. Duas delas foram também contratadas pela prefeitura como professoras substitutas na escola de ensino fundamental da comunidade.
Em se tratando de comunidades quilombolas a temática afro é parte importante da nossa proposta educativa. A escolha dos meios didáticos (livros, textos, revistas, CDs/DVDs...) é feita pensando no que mais pode contribuir para a recuperação das raízes africanas através do estudo da história e das tradições de cada comunidade.
O próximo objetivo é a criação de uma biblioteca infanto-juvenil especializada em assuntos étnico-raciais para as crianças de quatro comunidades quilombolas que, graças aos projetos Escrilendo e Fotógrafos de rua, já interagem entre si (Pedra d’Água, Grilo, Matias e Matão). Dessa forma, fizemos um levantamento bibliográfico que deu resultados interessantes: 238 títulos de 38 editoras. Achando o instrumento útil, decidimos de publicá-lo no nosso blog.
O acesso é livre: https://docs.google.com/file/d/0B8JEgSmUkN4jR053b0FCMEcwMEE/edit
Convidamos editoras, distribuidoras, livrarias e pessoas físicas para contribuírem na ampliação e atualização da nossa lista de modo que as crianças e jovens quilombolas possam desfrutar de uma política de leitura motivadora e consequente.
email: casasdeleitura@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário