segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

A nova sala de Escrilendo no quilombo Matias

Quando não tem recursos precisa ter fantasia e atitude.
Nunca o projeto Escrilendo do quilombo Matias teve um lugar adequado para as suas atividades as quais eram desenvolvidas numa sala meio desmantelada na velha sede da associação da comunidade; sem estrutura, sem banheiro, água caindo do telhado...
Felizmente este ano a diretora da pequena escola rural, Eliane Bento, autorizou o uso de uma sala para as atividades de Escrilendo. Sala bem abaixo do padrão mínimo que deveria ter para ser um lugar digno e adequado a uma boa educação, mas pelo menos dentro de uma estrutura que com um pouco de fantasia pode ser bem mais acolhedora.
Foi assim que numa tarde de muito trabalho a coordenadora do projeto, Ivanise Gonçalves de Lima, com a ajuda da monitora, Marília, e de algumas crianças fizeram o milagre. Usando os recursos oferecidos pela natureza conseguiram enfeitar a sala dum jeito que aos poucos a tornou irreconhecível, as paredes transmitindo alegria e vontade de recomeçar as atividades quanto antes e com grande entusiasmo.








quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Identificação étnica

No final de janeiro fui visitar o salão paraibano de artesanato em João Pessoa e me deparei em algumas bonecas negras "finalmente" bonitas e bem enfeitadas. Logo comprei e levei para o projeto Escrilendo do quilombo Matão.
A reação das crianças? É só ver o vídeo e as fotos!


para assistir ao vídeo clicar na imagem














sábado, 27 de janeiro de 2018

Planejamento das atividades 2018

O primeiro encontro de formação das monitoras do projeto Escrilendo aconteceu em 26 de janeiro na Casa da mulher quilombola da comunidade do Grilo. Um dia intenso e muito cheio de atividades, dinâmicas, falas, reflexões, brincadeiras, trocas de experiências: um grande trabalho desempenhado com a coordenadora do projeto, Ivanise Gonçalves de Lima, em colaboração com a pedagoga Ivanilda Gonçalves de Lima. Uma reflexão muito aprofundada foi sobre a promoção da autoestima e da consciência étnica das crianças do projeto.