terça-feira, 1 de setembro de 2020

Ministério Público do Trabalho apoia o Projeto Escrilendo

Para assistir ao vídeo clicar na imagem

Casa dos Sonhos é uma associação civil, com a finalidade de apoiar crianças, jovens, mulheres e famílias que vivem situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza. 
Foi criada pela congregação das Irmãs Dominicanas Tucumanas de Argentina, através das irmãs Estela e Judith, que começaram realizando trabalhos de acolhimento na comunidade de Santo Amaro, na cidade de Santa Rita, com as crianças que viviam da venda da coleta de resíduos recicláveis.
Em 2003 com a ajuda da Fundação italiana Aiutare i Bambini compraram um terreno e deram início a construção da estrutura onde hoje funciona a Casa dos Sonhos. A entidade acomoda 120 crianças e adolescentes envolvendo desde a fundação, as mães dos mesmos. 
Como atividade inicial, incentivou a reintegração de crianças e adolescentes na escola pública local; dedicando especial atenção à segurança nutricional, à saúde dos assistidos; bem como ajuda psicológica e social nas situações de violência doméstica, uso de drogas e ao combate à exploração sexual de adolescentes. 

Desde a sua fundação Casa dos sonhos realiza trabalho educativo como caminho de transformação das diferentes situações de violência das crianças e jovens, através da promoção e divulgação de uma Cultura de Paz. 
Depois das primeiras e bem sucedidas experiências surgiu a exigência de atualizar e implementar as atividades com novas metodologias e estratégias. O grupo de trabalho coordenado pela diretora do Centro Estela Maria Nuñez e Alberto Banal por conta de Casas de leitura com participação das monitoras da Casa dos Sonhos se constitui no mês de março de 2009 e logo em seguida começou a elaboração de um novo projeto. 
No primeiro de maio, com muta alegria, foi inaugurada a sala de leitura da Casa dos Sonhos. Estes representam os primeiros passos do projeto Escrilendo que visam instalar nas crianças o gosto de ler e escrever envolvendo-as em várias atividades lúdicas e formativas como chás poéticos, rodas literárias, visitas nas escolas, tendas da leitura, empréstimo de livros, hora do conto, além do tradicional reforço escolar para melhorar o desenvolvimento no processo de aprendizagem nas crianças e adolescentes visando a diminuição do índice de repetência escolar. 

Em 2011, uma ajuda inesperada da associação italiana Uniti per la vita, permite a instalação do projeto Escrilendo na comunidade quilombola de Pedra d’Água. As atividades começaram no dia 24 de outubro com 25 alunos, três dias por semanas para contribuir na recuperação do tempo perdido. Seguindo as mesmas modalidades no mês de agosto de 2012 implantamos o projeto no quilombo do Grilo. Em 2014 o projeto Escrilendo se espalhou nas comunidades de Matão, município de Gurinhém, e Matias, município de Serra Redonda. 

Com o passar do tempo sempre mais urgente apareceu a necessidade de aprofundar a temática identitária e étnica; consequentemente o verdadeiro foco da proposta do Escrilendo nas comunidades quilombolas se tornou a recuperação da cultura, da história e dos valores repassados pelos mais velhos como modelo para vivenciar o presente e construir um futuro mais consciente. 

Em 2015 foi criado o grupo de percussão e dança no quilombo Matão. Não tendo recursos suficientes, apelamos a imaginação e a boa vontade: os tambores do grupo surgiram da criativa reutilização de baldes plásticos adequadamente afinados e o figurino do grupo foi costurado pelas mulheres da comunidade. Em 2019 foi criado o grupo de percussão e dança afro no quilombo Matias com o nome de oloduMatias. Ambas as atividades fazem parte integrante do projeto Escrilendo. 

Em 2019 foi apresentado ao Ministério Público do Trabalho – Segunda Vara de Campina Grande, um projeto denominado: ESCRILENDO: “Aprender e Crescer Brincando” envolvendo as atividades na Casa dos sonhos e nos quilombos. O projeto foi aprovado no dia 12 de setembro com a participação da procuradora do Trabalho Myllena Formiga Cavalcanti e da Juíza do Trabalho Maria das Dores Alves. 
O projeto começou as atividades a partir do mês de outubro de 2019 beneficiando diretamente mais de 220 crianças e adolescentes e indiretamente 600 pessoas da comunidade de Santo Amaro, município de Santa Rita, e dos quilombos Matão, Pedra d’Água, Grilo e Matias. 

Com a chegada do coronavírus ao Brasil e o começo do isolamento social no mês de março, as atividades do projeto Escrilendo na Casa dos sonhos e nos quilombos tiveram que mudar de estratégia. Depois de alguns encontros para explicar as várias modalidades de prevenção contra o vírus, foram distribuídas máscaras de algodão e kits de higiene e limpeza. Para não parar totalmente as atividades didáticas, não sendo possível continuar as aulas presenciais, foram entregues kits de material pedagógico e apostilas com tarefas lúdicas e de leitura a realizar em casa. 
Devido a situação de extrema pobreza de muitas famílias da comunidade de Santo Amaro e dos quilombos foram organizadas várias entregas de alimentos. 

Difícil prever o andamento desta terrível pandemia aqui no Brasil, mas nós estamos determinados a continuar no nosso trabalho social reinventando a cada dia as estratégias mais adequadas para ficar ao lado e alimentar a esperança das nossas comunidades. Com certeza tempos melhores virão. 

O projeto Escrilendo é uma atividade de Casa dos Sonhos em colaboração com AACADE – Associação de apoio as com unidades afrodescendentes. 

Apoio: 
- Ministério Público do Trabalho – Segunda Vara Campina Grande 
- Uniti per la vita – Itália

 

Um comentário:

  1. Excelente documentário! Muito real e com Grande importância para todos os envolvidos. Fez a diferença!!! Parabéns !

    ResponderExcluir