sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Sistema de Catalogação Sistemático em cores da Biblioteca Padre José Comblin na Casa dos Sonhos- de Danielle da Conceição

Compreendendo a catalogação 

1. Organização do acervo
A organização do acervo da biblioteca PE. José Comblin da Casa dos Sonhos será demarcada por cores, seguindo o indicação de catalogação sistemática facilitada pela Bacharela em Biblioteconomia do Centro de Cultura Luiz Freire, Cida Fernandez – Olinda/PE. Nossa Biblioteca adotará esse método de forma simplificada, com o objetivo de facilitar o acesso do leitor ao acervo e também o dia a dia do orientador/mediador de leitura na hora de orientar e realizar o empréstimo no espaço da biblioteca.

2. Identificação do público leitor
O nosso público leitor está sendo identificado em três setores: INFANTIL, JUVENIL e ADULTO, os quais receberão cores especiais que as identifica nas prateleiras e nos livros. A cor base (aquela que identificará o público) será diferente para os 3 públicos anteriormente destacados.

3. Cores determinadas para cada público leitor

4. Como identificar o público com o acervo
• INFANTIL: É entendido como aquele direcionado ás crianças em processo de alfabetização e/ou recém-alfabetizado e as pessoas que se encontram em processo de construção do desenvolvimento da habilidade leitora. São textos curtos com imagens que se sobressaem do texto (possuem mais imagens do que texto).
A cor desse público no acervo é: VERDE LODO.

• JUVENIL: É compreendido como aquele direcionado ao público leitor que apresenta habilidade para leitura de textos mais longos, onde a parte escrita predomina em relação ás imagens. A cor para esse público no acervo é: AZUL FORTE.

• ADULTO: É composto por textos que requerem da pessoa leitora domínio de informação prévia em relação á temática que apresenta por ser mais complexos quanto a estrutura literária. Isso independe da faixa etária de idade; para os que possuem competência de leitura; contêm textos mais longos, com tramas mais complexas. A cor para esse público será LARANJA FORTE.

• PESQUISA DA ESCOLA: São livros destinados para ambos os públicos para pesquisa escolar. Esse tipo de material receberá a cor PRETA, a qual definirá o material para pesquisa, seguida de uma segunda cor que determinará a matéria a ser estudada.
Esse estilo de catalogação foi adotado com a intenção de aprimorar e facilitar o acesso ao livro pelo educando, pelo educador, pelo leitor em geral. Além da cor base no livro, é acrescida uma segunda cor, chamada de cor secundária (uma segunda cor de fita), a qual busca orientar a classificação literária quanto ao seu GÊNERO LITERÁRIO E/OU MATÉRIA DE PESQUISA.
Essa ideia visa facilitar o acesso aos livros pela comunidade, para que seja funcional e possível, integrando assim o direito a leitura com o princípio de acesso a outros direitos.

5. Tipos de gêneros no acervo e suas respectivas cores

• POESIA: Textos com sonoridade, rimados que inspiram brincadeiras com palavras. Sua cor será ROSA CLARO.
Observação: Quando a poesia for para criança (público infantil), o livro receberá a cor VERDE + ROSA CLARO (seguido da escrita na etiqueta e a numeração de chamada no acervo); para jovem, receberá a cor AZUL + ROSA (seguido da escrita na etiqueta e a numeração de chamada no acervo); adulto será a cor LARANJA + ROSA (seguido da escrita na etiqueta e a numeração de chamada no acervo).


• FOLCLORE: São os contos, lendas, parlendas, adivinhas, cantigas, ligados a tradição brasileira, considerando a diversidade étnica do nosso país constituída pela fusão e transformação de elementos da cultura europeia, nativa, africana, levando em consideração essa fusão como constitutiva da cultura brasileira. Sua cor será VERMELHA.
Observação: FOLCLORE infantil: VERDE + VERMELHO; jovem: AZUL + VERMELHO; adulto: LARANJA + VERMELHO. (seguido da escrita na etiqueta e a numeração de chamada no acervo).


• FÁBULA: São as narrativas em forma de prosa ou verso, geralmente os personagens são animais com características humanas, sustenta um diálogo onde o desenlace reflete uma lição de moral. A cor será AMARELO CLARO (tonalidade suave).
Observação: Infantil: VERDE + AMARELO; juvenil: AZUL +AMARELO; adulto: LARANJA + AMARELO. (seguido da escrita na etiqueta e a numeração de chamada no acervo).


• NOVELA: É uma trama em capítulos; narrativa curta; maior enredo que o conto. Forma intermediária entre o conto e o romance. Sua cor é AZUL BEBÊ (tonalidade suave).
Obs.: Infantil: VERDE + AZUL BEBÊ; juvenil: AZUL ESCURO +AZUL BEBÊ; adulto: LARANJA +AZUL BEBÊ. (seguido da escrita na etiqueta e a numeração de chamada no acervo).


• TEATRO: é o texto cuja estrutura é composta por cenas e/ou atos e em lugar do travessão, aparece o nome do personagem e eles dialogam. Sua cor será BRANCA.
Observação: infantil: VERDE+BRANCO; jovem: AZUL + BRANCA; adulto: LARANJA +BRANCA. (seguido da escrita na etiqueta e a numeração de chamada no acervo).



• RELIGIOSO/AUTOAJUDA: Textos com narrativas voltadas para motivação, reflexão quanto ao sentido da vida. A cor é ROXA ESCURA.
Observação: (seguindo a sequência dos outros exemplos: cor base + a cor do gênero seguido da escrita na etiqueta e a numeração de chamada no acervo).


• SUSPENSE/TERROR: Texto cuja narração cresce a ação; provoca temor, medo, ansiedade, tensão, utiliza mecanismo de sedução para o leitor durante a narrativa. Sua cor é MARROM ESCURO. Observação: (seguindo a sequência dos outros exemplos: cor base + a cor do gênero seguido da escrita na etiqueta e a numeração de chamada no acervo).


• ROMANCE: Textos marcados pela fantasia romântica relatam aventuras, paixões. Sua cor é AMARELO OURO (TONALIDADE FORTE).
Observação: (seguindo a sequência dos outros exemplos: cor base + a cor do gênero seguido da escrita na etiqueta e a numeração de chamada no acervo).


• EDUCADORES: material pedagógico para planejamento temático, leitura e consulta informativa. Receberá a cor CINZA.
Observação: (seguindo a sequência dos outros exemplos: cor base + a cor do gênero seguido da escrita na etiqueta e a numeração de chamada no acervo).


• CONTO/CRÔNICA: relatos de fatos, enredo longo. Sua cor é apenas a LARANJA.


• FADAS: Narrativas ligadas a tradição oral, embalam a realidade das crianças com seus personagens: feiticeiros, heróis, príncipes, princesas. Sua cor é ROSA CHOQUE.
Observação: (seguindo a sequência dos outros exemplos: cor base + a cor do gênero seguido da escrita na etiqueta e a numeração de chamada no acervo).


• INFORMATIVO/ACERVO DE PESQUISA: É composto por obras de diferentes áreas do conhecimento: sociologia, português, matemática, etc... A cor é PRETA. Essa cor será a base, porém cada matéria e/ou assunto receberá uma segunda cor de identidade. As matérias com suas respectivas cores são:

Nenhum comentário:

Postar um comentário